PROGRAMA DO CONCURSO
Língua Portuguesa
Compreensão e interpretação de texto. Os modos e tipos textuais. As marcas características dos textos. Adequação vocabular.
Variação linguística. Os valores semânticos na formação dos vocábulos. Flexões nominais e verbais. Os conectores. Vozes verbais.
Discurso direto e indireto. Concordância, regência e colocação. Reescritura de frases. Linguagem figurada. Valores das classes de
palavras. Redação oficial
.Área de atuação: Gestão Pública
1. Conceitos de Estado, sociedade e mercado. 2. Origem do Estado e da Administração Pública modernos. 3. Evolução da
Administração Pública no Brasil (após 1930): Reformas Administrativas. 4. Modelos de gestão pública: patrimonialista, burocrático e
gerencial. 5. Gestão estratégica no serviço público. 6. Caracterização das organizações: tipos de estruturas organizacionais, aspectos
comportamentais (motivação, clima e cultura). 7. Gestão da mudança organizacional: ferramentas de mudança organizacional
(benchmarking, programa de qualidade, aprendizado organizacional e planejamento estratégico). 8. Instrumentos de financiamento do
setor público e Parcerias Público-Privado (PPP). 9. Instrumentos gerenciais contemporâneos: avaliação de desempenho e resultados;
sistemas de incentivo e responsabilização; flexibilidade organizacional; trabalho em equipe; mecanismos de rede. 10. Novas formas de
gestão de serviços públicos: formas de supervisão e contratualização de resultados. 11. Avaliações de Políticas Públicas e Programas
Governamentais. 12. Avaliação de políticas públicas e seu relacionamento com processos, resultados e impactos. 13. Direitos, deveres
Perfil: Gestão e Desenvolvimento Institucional
1. Planejamento estratégico: conceitos, modelos e métodos. 2. Modelos de gestão e estruturas organizacionais.
3. Inovação organizacional. 4. Liderança, comunicação e negociação na gestão. 5. Logística no serviço público. 6. Sistema de compras
governamentais. 7. Gestão orçamentário-financeira no serviço público. 8. Gestão de contratos no serviço público. 9. Gestão de Custos.
10. Avaliação de desempenho institucional. 11. Gestão de projetos. 12. Cultura organizacional. 13. Gestão do conhecimento. 14.
Processo empreendedor. 15. Prospecção de oportunidades. 16. Planejamento. 17. Planos de negócios. 18. Planos de marketing. 19.
Determinação de preços de produtos baseado em modelos de custo. 20. Cadeias produtivas e de inovação. 21. Parcerias para PD&I.
22. Noções de gestão de negócios tecnológicos: (i) termos de sigilo; (ii) contratos de cooperação técnica; (iii) contratos de transferência
de tecnologia; (iv) gestão de contratos.
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